A disciplina de Biologia para o 12º ano constitui uma das opções da componente de formação específica do Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias, com programa nacional. "A Biologia e os desafios da actualidade" é o tema central do programa que está organizado nas cinco unidades que seguidamente se apresentam:

 
 

U1 - Reprodução e manipulação da fertilidade

Visa o estudo da reprodução humana e a compreensão de alguns processos biotecnológicos que permitem a sua manipulação, perspectivando a sua importância no controlo da natalidade das populações humanas e a resolução de problemas de infertilidade.

 

     

U2 - Património genético e alterações do material genético

É centrada no estudo dos genes, nomeadamente a sua natureza e carácter hereditário, a sua regulação e alteração, com implicações ao nível da qualidade de vida dos indivíduos e da biodiversidade, e contempla ainda, a perspectiva dos genes como património evolutivo das espécies e campo de intervenção biotecnológica.

 

 

 

U3 - Imunidade e controlo de doenças

Aborda o estudo do sistema imunitário, enfatizando as principais reacções de defesa do organismo, bem como o desenvolvimento de algumas soluções biotecnológicas no diagnóstico e terapêutica de doenças.

 

 

U4 - Produção de alimentos e sustentabilidade

Estuda-se o papel dos microrganismos e dos processos enzimáticos na produção de alimentos (na perspectiva da sua optimização), assim como a criação e o melhoramento de espécies, o que permite a exploração das potencialidades da biosfera.

 

 

U5 - Preservar e recuperar o meio ambiente

Tem por base a problemática associada à poluição e degradação de recursos naturais, perspectivando a recuperação e preservação do meio ambiente, face ao crescimento da população humana.

 

Dossier de Bio 12